
«Um gesto vale mais do que mil palavras.»
Certamente, toda a gente já leu, ouviu, voltou a ler, e ouviu de novo esta citação.
Quando referimos que um gesto vale mais do que mil palavras, parece-nos que as palavras perdem significado e o eu estar aqui a escrever não vai ter valor nenhum. Mas, se formos a visualizar bem as coisas, esta citação é usada para casos diferentes, casos que não estão ligados à literatura nem à escrita, não estão relacionado à prosa ou à poesia, mas sim aos próprios acontecimentos da vida e o modo como as pessoas os tornam especiais e lhes dão o devido significado.
Quantas e quantas vezes lidamos com pessoas que falam falam falam e não fazem nada? Quantas vezes nos escrevem frases lindas mas pessoalmente são capazes de fingir que nem nos conhecem? ou porque tem vergonha de nós, ou porque simplesmente não temos menor valor para essa pessoa e só lhe servimos de instrumento. A resposta é : milhares de vezes.
É por estes mesmos motivos, que diariamente aplicam essa frase "famosa" às nossas emoções. Um gesto é um movimento expressivo de ideias, sentimentos e emoções, daí ser necessário obrigatoriamente aquando todos os diálogos existentes entre nós e os outros, porque melhor que as palavras para pronunciarem aquilo que sentimos, são os gestos/movimentos que tornam aquelas palavras mais intensas.
No teatro ou no cinema sempre ensinam aos figurados de que é fundamental haver uma linguagem corporal entre eles, para se expressarem da melhor maneira, porque um excerto pode ser dito com gestos diferentes e por sua vez, levar ao público a compreender uma emoção diferente da pretendida.
Então, se a linguagem corporal ou gesto, como queiram chamar, é tão importante, porque é que as pessoas vêm os surdos ou mudos ,que necessitam obrigatoriamente de uma linguagem gestual devido ao facto de os seus genes quererem ser diferentes (e o conceito diferente neste caso, é tomado como algo próspero) , com pena, ou com riso, ou negativamente? Eles sim são uns vencedores porque à conta da sua linguagem gestual conseguem exprimir melhor o que vai no coração e na alma, e ainda mais, conseguem ter os outros sentidos mais apurados do que os nossos! É fantástico não é? Coisas que diariamente não pensamos porque só assistimos a isso no passar de uma rua ou num café e que na realidade tornam essas pessoas tão especiais ! O mais cómico é que as pessoas que mais gozam de quem usufrui dessas características formidáveis são as que mais curiosidade têm em aprender a manejar as mãos como eles manejam, e o mais provável é que não consigam desenhar tão bem o gesto quanto eles.
Portanto, por mais diferentes que sejamos do normal, por coisas a mais que tenhamos ou por coisas a menos que tenhamos em relação aos outros, conseguimos sempre sempre ser únicos e adquirirmos partes da nossa mente que mais ninguém consegue.
A diferença nunca nos marca negativamente, mas sim POSITIVAMENTE !