domingo, 6 de maio de 2012

Feliz Dia da Mãe

Braga, 6 de maio de 2012



Mãe,



Esta é talvez uma das tantas cartas que te escrevi desde que me fecundaste. Ainda me lembro das primeiras que te redigi ou melhor, desenhei porque ainda não tinha capacidade para o saber fazer. Eram um montezinho de rabiscos numa folha nua, mas que eram feitos a pensar em ti e para ti. E tu sorrias timidamente sempre que aquela minha mão pequenina tocava a tua e te dizia ‘toma lá mamã’. Era apenas um desenho de uma criança inocente mas que sabia que aquilo tinha significado, tanto que, tocava-lhe o coração sempre que te dava um presente. Essa criança foi crescendo naturalmente porque a sua procriadora nunca a tivera abandonado, sempre estivera presente para lhe dar a mão a subir as escadas ou para não se perder na rua no meio da confusão; sempre esteve presente em todos os jantares e almoços para lhe dar a comida à boca e dizer ‘vruum, vem aí o avião’ ; sempre esteve presente para a acordar todos os dias de manhã com aquela sua voz enternecedora; sempre esteve presente para lhe dar um beijinho de boa noite; sempre esteve presente para a levar ao hospital quando ela estava doente; sempre esteve presente em todas as reuniões da escola, sempre esteve presente para a curar das feridas; sempre esteve presente para dizer o que estava certo e o que estava errado; sempre esteve presente para a levantar depois da queda; sempre esteve presente para lhe fazer cócegas quando a pequena criança se pendurava nela a dar-lhe beijinhos; sempre esteve presente nos momentos televisivos mesmo que para ela não fossem os da sua idade; sempre teve um papel ativo na vida daquela criança. E agora, mesmo aquela ‘criança’ estando próxima da fase adulta, ela continua ainda presente, sempre dura e lutadora, sem baixar os braços e nunca desistindo de mostrar o seu lindo sorriso a ela mesmo nos dias mais tristonhos ou cansativos. Agora, ela está presente nos dias de espetáculo, está presente todas as manhãs para lhe fazer o pequeno-almoço ou levá-la à escola, está presente nos momentos mais injustos da vida; está presente para a educar da melhor forma para a vida adulta; está presente para partilhar com ela as maiores palhaçadas possíveis; está presente para ouvir constantemente a filha a dizer ‘mãe, és mesmo linda’ ; está presente para tirar fotos e fotos que tanto a filha lhe pede; está presente nas idas ao shopping; está presente para dizer ‘andreia anda já para a cama’ ou ‘estou cheia de ouvir as mesmas músicas’ ou ‘já arrumaste o quarto?’ ; está presente nos dias de chuva ou de sol; está sempre presente.  Sem dúvida, uma mãe é um bem protetor, é uma base sólida e rija, é uma fotografia da perfeição, é um desenho da arte, é o conjunto de todos os raios solares, é uma verdadeira tatuagem, é uma rosa que floresce para nós, é a felicidade reencarnada, é a essência de uma perfume que nos acompanha, é o sabor desejado, é o teto da nossa casa, é o escudo protetor, é chama viva da vida, é a lua brilhante e a estrela cintilante, é o começo de uma história sem fim, é asa da imaginação e o fruto da inspiração, é a peça fundamental do puzzle e o encaixe perfeito do coração. De todas as pessoas que vieram e virão, eu sei que, tu és aquela única que nunca deixará que nada seja feito em vão, que nada me derrube, que nada me magoe, que nada me atinja com uma espada de dois gumes, que nada me pise, que nada me entristeça e mesmo que alguém o consiga fazer, sei que vais estar lá para me ajudar a levantar e me abrirás os olhos à realidade e ao mundo imperfeito que hoje temos, de modo a que eu seja cada vez mais forte e tenha todas as bases para que na próxima armadilha eu seja capaz de me aguentar de pé, sem que nenhuma ventosa me faça mexer. De todas as pessoas que entraram na minha casa pela porta da frente e saíram pela porta de trás , tu foste a única que entraste e ficaste. Cicatrizaste-me com a tua maneira de ser e confesso-te que até da tua cara de má quando estás chateada comigo, eu me encanto e sabes bem disso. Só te peço que nunca me deixes e sei que nunca o farás, que estejas sempre presente nos meus dias de chuvosos ou de solarentos, à luz do dia ou à sombra da escuridão. Minha estrelinha, quero-te sempre lá em cima no meu céu para me guiares, para me iluminares e para seres sempre o brilho refletido nos meus olhos. Sabes bem o quão preciosa és e não te troco por nada, mulher da minha vida. Amo-te minha teenager.




Ps.: Feliz Dia da Mãe :’)))